Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
inteligência animal

Cavalos conseguem usar símbolos para expressar vontades, aponta estudo

 | Reprodução/Pixabay
(Foto: Reprodução/Pixabay)

Em publicação recente na revista científica Applied Animal Behaviour (Comportamento Animal Aplicado, em português), pesquisadores da Universidade Norueguesa de Ciências da Vida afirmam que cavalos são capazes de expressar desejos por meio de símbolos.

No estudo, os professores Cecilie M. Mejdell and Knut E. Boeemail utilizaram 23 cavalos, de diversas raças. Os animais foram ensinados a se comunicar por meio do toque, com o focinho, a símbolos expostos em um quadro. Os cientistas demoraram cerca de duas semanas para treinar as cobaias, sendo que todos se saíram bem no experimento.

Num primeiro momento, Mejdell e Boeemail lançaram mão de um sistema de recompensas para acostumar os cavalos ao quadro e levá-los a compreender o que cada signo visual queria dizer. Não demorou muito para que os equinos decifrassem os símbolos, que significavam “coloque o cobertor”, “tire o cobertor” ou “permanece como está”.

Concluída a etapa de aprendizagem, os cavalos foram testados em condições climáticas diferentes. Assim, os resultados mostraram que os animais não faziam escolhas aleatórias, mas indicavam de forma consciente suas preferências a respeito dos cobertores. Se o clima estava ameno, a vontade deles era de ficar sem cobertor, enquanto pediam para serem cobertos se a temperatura estivesse baixa.

“O estudo indicou que os cavalos não só entenderam a consequência de suas escolhas para sua proteção e conforto, mas aprenderam, com sucesso, a comunicar suas preferências por meio de símbolos”, escrevem os pesquisadores no artigo.

Agora, os cavalos entram no seleto grupo dos animais que conseguem se comunicar de formas que antes só eram atribuídas aos seres humanos, como os pombos, macacos e golfinhos.

Colaborou: Mariana Balan.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.