O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, está em Cuba para ser submetido a tratamento de quimioterapia contra um câncer, afirmou no sábado a tevê estatal.
Chávez, de 56 anos, foi recebido na noite de sábado pelo presidente cubano, Raúl Castro, no aeroporto internacional de Havana, segundo um comunicado do governo lido na televisão estatal.
"Chávez chega a Cuba depois de solicitar autorização à Assembleia Nacional da Venezuela para se ausentar do seu país com o objetivo de iniciar a segunda etapa de seu tratamento de recuperação", afirmou o governo cubano na nota, sem dar mais detalhes.
O presidente venezuelano afirmou pouco antes de viajar à Havana que depois dos últimos exames médicos realizados foi descartada a presença de novas células cancerígenas em outra parte de seu corpo.
Chávez, no entanto, não disse quanto tempo ficará em Cuba. O presidente venezuelano foi operado duas vezes em Havana, nos dias 10 e 20 de junho. Na última cirurgia foi retirado um tumor, que Chávez disse ser similar a uma bola de beisebol.
Poderes
No sábado, o presidente venezuelano delegou alguns poderes ao seu vice-presidente e a outro funcionário do alto escalão, incluindo poderes orçamentais e desapropriações.
Pela primeira vez em mais de doze anos de governo, Chávez cedeu parte de seus poderes e atribuições administrativas por decreto.
"Vou delegar ao vice-presidente, Elías Jaua, e ao ministro das Finanças, Jorge Gordani, algumas decisões que até agora tocavam a mim, as assinaturas e as decisões, aqui está o decreto", disse Chávez em uma reunião de gabinete na televisão.