Buenos Aires (AFP) A III Cúpula dos Povos, que ocorre paralelamente à Cúpula das Américas na cidade de Mar del Plata, contará com o presidente venezuelano, Hugo Chávez, e o ex-jogador de futebol Diego Maradona para repudiar o presidente de Estados Unidos, George W. Bush. Chávez e Maradona participarão hoje no balneário argentino do ato principal da chamada contracúpula, junto com o cantor cubano Silvio Rodríguez, o uruguaio Daniel Viglietti e a pacifista norte-americana Cindy Sheehan.
Sheehan, conhecida como a Mãe Coragem, participou de marchas em Washington contra a guerra no Iraque, depois de seu filho morrer em combate. A III Cúpula dos Povos é a contraface da IV Cúpula das Américas e está sendo organizada por cerca de 500 organizações políticas e sociais, que esperam a participação de cerca de 10 mil pessoas de diferentes países, inclusive dos Estados Unidos. Como a reunião principal, a contracúpula também terminará no sábado, quando será realizada uma conferência de imprensa onde serão apresentadas as resoluções dos distintos foros.
A passeata de hoje será liderada pelo Prêmio Nobel da Paz argentino Adolfo Pérez Esquivel. A manifestação terminará com um ato de repúdio a Bush num estádio da cidade. Esquivel condena o desrespeito dos EUA aos direitos humanos e a militarização de Mar del Plata, para onde a segurança de Bush enviou barcos, armas e aviões. Segundo o argentino, isso "viola o princípio da autodeterminação dos povos". Esquivel assegura que "as organizações sociais querem uma marcha pacífica", mas lamenta que o encontro mantenha os dirigentes tão longe das vozes das ruas.
A "contracúpula" enviou a todos os presidentes do continente suas propostas" de saúde e educação e "uma integração alternativa à Alca" apresentada pelo presidente Chávez, disse o Prêmio Nobel.
O encontro alternativo será similar ao do Fórum Social Mundial, com cerca de 150 atividades centrais como mobilizações e atividades culturais, das quais participarão representantes de mais de 500 organizações e movimentos nacionais e internacionais.
Lula arranca uma surpreendente concessão dos militares
Polêmicas com Janja vão além do constrangimento e viram problema real para o governo
Lista de indiciados da PF: Bolsonaro e Braga Netto nas mãos de Alexandre de Moraes; acompanhe o Sem Rodeios
Lula diz que “agradece” por estar vivo após suposta tentativa de envenenamento
Deixe sua opinião