O chanceler venezuelano, Elías Jaua, afirmou que o presidente Hugo Chávez "enfrenta a batalha mais complexa e profunda contra câncer". Após voltar de Cuba, onde se reuniu com o mandatário na tarde de quinta-feira (24), Jaua afirmou que o presidente está plenamente consciente, após a quarta cirurgia para tratamento de um câncer na região pélvica. Chávez não é visto em público desde que deixou Caracas, no dia 11 de dezembro.

CARREGANDO :)

"Podemos dizer que o presidente está em pleno processo de recuperação. Mas vem a batalha mais complexa e mais profunda contra a doença", disse o chanceler. "Nos reunimos esta tarde (quinta-feira) com o presidente novamente", disse Jaua em um telefonema divulgado em uma coletiva de imprensa na noite de quinta-feira.

Sem dar mais detalhes sobre a saúde do mandatário, o chanceler afirmou que Chávez, de 58 anos, se recupera depois de sofrer complicações como uma infecção respiratória. "O presidente está plenamente consciente, conversamos, ele tomou decisões em relação à agenda internacional e à agenda interna, que será detalhada pelo vice-presidente executivo", afirmou Jaua.

Publicidade

Em uma entrevista concedida na quinta-feira, pela rede Russia Today, o vice-presidente Nicolás Maduro afirmou que Chávez "já está terminando o ciclo pós-operatório". "Foi um processo prolongado, como anunciamos, e difícil. Em uma das etapas do pós-operatório, ele teve plena consciência das dificuldades que estava vivendo e conseguiu uma força e energia impressionante."

Ao ser perguntado sobre quando o mandatário poderia retornar a Venezuela, Maduro disse que "sempre está otimista em relação a isso, mas depende de muitos fatores que precisam ser coordenados com a equipe médica".

Na noite de quinta-feira, o ministro da Comunicação da Venezuela, Ernesto Villegas, disse que o governo vai tomar ações legais "necessárias" contra o jornal espanhol "El País", que na quinta-feira publicou uma imagem que seria de Chávez entubado, mas foi retirada de um vídeo publicado no YouTube em 2008. Depois de constatar que a foto oferecida pela agência Gtres Online não correspondia a Chávez, o jornal paralisou a distribuição de sua edição impressa e retirou a matéria de seu site.