O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, iniciou neste sábado (10) uma visita de dois dias à Bolívia, onde vai entregar uma ajuda humanitária e realizar um ato político com seu colega e aliado, Evo Morales.
Chávez viaja ao mesmo tempo em que seu rival, George W. Bush, que está visitando países da América Latina. Na Argentina, criticou o "imperialismo americano" e lançou farpas contra Bush.
O presidente venezuelano chegou pouco depois do meio-dia à Trinidad, capital do departamento de Beni, a cerca de 1.500 km de La Paz, o mais castigado pelas chuvas provocadas pelo El Niño. Lá, Chávez pretende entregar alimentos, abrigos e medicamentos a cerca de 80 mil famílias carentes.
A ajuda venezuelana, de 15 milhões de dólares, inclui também a doação de tratores, geradores de energia elétrica e unidades de tratamento de água.
Na companhia do presidente do parlamento cubano, Ricardo Alarcón, e do ministro da Cultura do Equador, Antonio Preciado, Chávez tem previsto sobrevoar as zonas devastadas pelas enchentes.