O presidente venezuelano, Hugo Chávez, afirmou nesta quarta-feira (07) que deve continuar se recuperando até dezembro deste ano e que em 2012 planeja estar totalmente pronto para competir nas eleições presidenciais, quando espera conquistar um terceiro mandato.
O presidente fez as declarações por telefone para a rede de TV oficial VTV, cinco dias após ter finalizado seu terceiro ciclo de quimioterapia contra o câncer que lhe foi detectado em junho.
Ninguém além do próprio presidente está autorizado a dar detalhes sobre seu estado de saúde e os venezuelanos desconhecem o tipo de câncer que lhe foi diagnosticado e de onde exatamente lhe foi retirado o tumor maligno, no final de junho em Havana.
Segundo pesquisas de boca de urna da empresa GIS XXI, 57% dos venezuelanos votaria em Chávez, no poder desde 1999, nas eleições presidenciais.
Por outro lado, sondagem da Datanálisis disse esta semana que a popularidade do presidente está em 49%.
Caso as eleições fossem no próximo domingo, 32,9% dos entrevistados afirmaram que votariam em um candidato da oposição, contra 31% que votariam em Chávez.
A oposição projeta celebrar eleições no dia 12 de fevereiro de 2012 para escolher o representante que enfrentará Chávez.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura