Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Encontro

Chávez viaja para Europa e África

Caracas – O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, anunciou no fim de semana o roteiro da viagem que fará pela Europa e a África a partir de hoje e que o levará ao Reino Unido, ao Vaticano, à Áustria e à Argélia, incluindo no pacote também a Líbia. Chávez disse que viajará hoje para o Vaticano, onde terá "a honra de visitar Sua Santidade o Papa Bento XVI" e "fazer outras visitas".

Depois, vai a Viena participar da IV Cúpula UE-América Latina e Caribe e que disse considerar "muito importante". "Os latino-americanos viajarão com uma série de novidades que se apresentaram (...) e há uma Europa que está se redefinindo, sem dúvida. Será, por isso, muito importante a reunião em Viena", declarou Chávez no programa "Alô, Presidente", que comanda aos domingos no rádio e na televisão. "Depois iremos a Londres, a convite do prefeito da cidade, com um grupo grande de deputados do Parlamento, intelectuais, líderes operários e sindicatos que apóiam a revolução bolivariana", disse.

A prefeitura de Londres informou que o prefeito da cidade, Ken Livingstone, e Chávez darão uma entrevista coletiva conjunta em 15 de maio, dia seguinte à chegada do presidente ao Reino Unido. A visita a Londres é de caráter privado e servirá "apenas para agradecer ao povo e ao prefeito Livingstone pelo apoio" dado ao governo venezuelano "quando foi agredido por setores" britânicos, disse Chávez no sábado em um ato público.

Em fevereiro, o primeiro-ministro do Reino Unido, Tony Blair, apelou que a Venezuela "acatasse as regras da comunidade internacional" para ser respeitada. Por esse motivo, Chávez o acusou de estar "subordinado" ao governo dos EUA.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros