A China confirmou um surto do vírus H5N1 da gripe aviária em frangos na província central de Hunan, porém nenhum caso de contaminação humana foi registrado até o momento, segundo informações da mídia oficial no sábado.

CARREGANDO :)

O foco foi identificado em uma vila próxima da cidade de Yiyang, em Hunan, e matou 11.172 aves, disse um porta-voz do Ministério da Agricultura à agência de notícias Xinhua.

Cientistas ligaram a causa das mortes ao vírus H5N1, variante da gripe aviária que gera temores nos pesquisadores devido ao seu alto grau de mutabilidade, o que amplia as possibilidades da doença eventualmente poder ser transmitida de humano para humano.

Publicidade

As pessoas que mantiveram contato com as aves infectadas podem adoecer e morrer, porém o último relatório não mencionou nenhum caso de contaminação humana.

Mundialmente, o vírus matou 185 pessoas desde 2003, incluindo 15 na China, de acordo com a Organização Mundial de Saúde. A morte chinesa por gripe aviária mais recente ocorreu em março.

Na China, milhões de frangos são criados em sistemas tipo 'fundo de quintal', nas casas das pessoas, e o sistema de saúde rural é precário, o que eleva as chances de focos de gripe aviária.

Autoridades de Hunan tomaram providências para conter o surto, sacrificando 53 mil outras aves, segundo a Xinhua. Yiyang, onde ocorreram os casos, situa-se próxima ao lago Dongting, local onde se concentram muitas aves migratórias.

Publicidade