Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
caos aéreo

Cias aéreas dos EUA cancelam voos à Europa por causa de vulcão

Fumaça produzida pela erupção vulcânica na Islândia chegaram a 11 quilômetros de altura | Reuters
Fumaça produzida pela erupção vulcânica na Islândia chegaram a 11 quilômetros de altura (Foto: Reuters)
Voos foram cancelados e provocaram problemas aos passageiros nos aeroportos europeus |

1 de 3

Voos foram cancelados e provocaram problemas aos passageiros nos aeroportos europeus

Erupção se intensificou nesta quinta-feira (15) |

2 de 3

Erupção se intensificou nesta quinta-feira (15)

Erupção do vulcão formou uma grande coluna de fumaça, na quarta-feira, na Islândia |

3 de 3

Erupção do vulcão formou uma grande coluna de fumaça, na quarta-feira, na Islândia

Companhias aéreas norte-americanas cancelaram voos à Europa nesta quinta-feira e afirmaram que outros podem ser cancelados em meio à gigante nuvem de fumaça de um vulcão na Islândia que causou problemas no tráfego aéreo em todo o mundo.

David A. Castelveter, porta-voz para a Associação de Transportes Aéreos da América, disse que as empresas conveniadas cancelaram mais de 100 voos entre os EUA e a Grã-Bretanha nesta quinta-feira.

"A questão real passa a ser o tamanho da persistência das cinzas vulcânicas", disse analista da Morningstar, Basili Alukos.

Os problemas causados pelos cancelamentos de voos pela fumaça podem durar outros dois dias, disse a organização de segurança aérea europeia.

O porta-voz da Delta Air Lines Inc, Anthony Black, disse em um e-mail que a maior companhia aérea do mundo cancelou nove voos devido à fumaça e que é possível que haja mais cancelamentos até sexta-feira.

A United Airlines, uma empresa da UAL Corp, disse ter cancelado 30 aterrissagens e 32 decolagens da Europa.

A Continental Airlines registrou 32 cancelamentos e a American Airlines, da AMR Corp cancelou 34 voos.

Problemas no Brasil

O fechamento do espaço aéreo na região oeste da Europa por conta das cinzas expelidas pelo vulcão já causa transtornos e provoca cancelamentos de voos nos principais aeroportos brasileiros na tarde desta quinta-feira. De acordo com as assessorias de imprensa de duas companhias aéreas - Air France e British Airways - ao menos cinco voos previstos nos aeroportos internacionais de São Paulo (Guarulhos) e Rio de Janeiro (Galeão) foram cancelados.

Desses cinco voos, um seguiria para Londres e um para Paris. Outros dois chegariam ao Brasil vindos de Londres, e o que seguiria para Buenos Aires foi cancelado porque a aeronave não chegou de Londres. Os cancelamentos foram confirmados pelas empresas. A Air France, por exemplo, informou que o voo AF455, que partiria de Guarulhos para Paris às 16h15 desta quinta foi suspenso.

Já a British Airways confirmou o cancelamento de quatro operações entre a tarde desta quinta e a manhã de sexta-feira. Segundo a empresa, foram cancelados os voos BA249, que decolaria às 13h15 de Londres para o Rio; BA248, que partiria às 23h do Rio para Londres; BA247 que seguiria às 21h50 de Londres para Guarulhos. O voo BA247, que partiria de Guarulhos para Buenos Aires às 7h05 de sexta também deve de ser suspenso porque a aeronave não estará em Guarulhos no horário previsto.

As empresas TAM, Iberia, Air China e KLM estão levantando as informações sobre atrasos e cancelamentos. A Infraero recomenda que antes de sair de casa, os passageiros entrem em contato com as companhias aéreas para confirmar o voo, evitando filas e transtornos nos aeroportos.

O vulcão iniciou sua erupção na quarta-feira pela segunda vez em um mês sob a geleira Eyjafjallajokull, expelindo uma nuvem de fumaça de seis a 11 quilômetros na atmosfera.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros