A coalizão internacional formada para combater o grupo jihadista Estado Islâmico (EI) realizou 26 ataques aéreos contra suas posições no Iraque e na Síria entre ontem e hoje, informou neste sábado a Força Combinada de Operações dos Estados Unidos.

CARREGANDO :)

Na Síria, foram realizados 13 ataques aéreos, sendo 12 perto da cidade de Kobani, onde oito unidades táticas do EI, um veículo, um prédio e oito posições do grupo jihadista ficaram danificadas. Em outro ataque, perto da cidade de Hasaka, a coalizão destruiu uma plataforma móvel de perfuração de petróleo.

Forças armadas dos Estados Unidos, Bahrein, Jordânia, Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos participaram destas operações contra o EI, realizadas em um trecho do território que abrange parte da Síria e do Iraque, onde os terroristas pretendem estabelecer um califado.

Publicidade

A coalizão realizou também outros 13 ataques contra o EI no Iraque. O primeiro deles foi um bombardeio perto da cidade de fronteira de Al-Qaim, que acabou com um centro de produção de armas do EI. Já perto de Mossul, a segunda maior cidade do Iraque, outros cinco ataques danificaram duas unidades do EI, estradas controladas pelo grupo jihadista e um veículo.

O grupo internacional também realizou cinco ataques nas proximidades de Tal Afar atingindo uma unidade do EI, duas unidades táticas, um edifício, seis veículos, dois refúgios subterrâneos e dois contêineres de carga. Um ataque nas imediações de Ramadi destruiu outro carro dos terroristas e outra incursão perto da cidade curda de Arbil, destroçou um que contém carga, dois veículos e três escavadeiras.

Nestes ataques participaram Estados Unidos, Austrália, Bélgica, Canadá, Dinamarca, França, Holanda e Reino Unido, dentro da operação "Inherent Resolve" (Determinação Inerente).