Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Brasão

Colômbia violou Convenções de Genebra, afirma Cruz Vermelha

A Cruz Vermelha Internacional acusou nesta quarta-feira (6) a Colômbia de ter violado as Convenções de Genebra ao utilizar o brasão da entidade humanitária em uma recente operação militar de resgate de reféns de um grupo guerrilheiro. Representantes da entidade assistiram um vídeo que demonstra o uso deliberado do emblema da Cruz Vermelha na operação de resgate da ex-senadora colombiana Ingrid Betancourt, entre mais de uma dezena de outros reféns.

No mês passado, o presidente colombiano, Alvaro Uribe, pediu desculpas pelo uso do símbolo da Cruz Vermelha Internacional na operação contra as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) e assegurou que não houve autorização do governo para tal.

Por meio de um comunicado, a Cruz Vermelha Internacional observou que participantes do resgate já usavam o emblema da entidade antes mesmo do início da operação, o que sugere uso intencional e violação das Convenções de Genebra.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.