O nacionalista Ollanta Humala aparecia nesta segunda-feira com 28,69% dos votos válidos durante a apuração do primeiro turno da eleição presidencial do Peru, ocorrido no domingo. Em segundo estava a deputada Keiko Fujimori, com 22,69% dos votos, seguida pelo ex-ministro Pedro Pablo Kuczynski, com 21,66%. Os resultados parciais foram divulgados pelo estatal Escritório Nacional de Processos Eleitorais (ONPE, na sigla em espanhol). Já foram apurados 68,76% dos votos, neste balanço parcial. Em quarto lugar aparece o ex-presidente Alejandro Toledo, com 15,17%. O segundo turno está marcado para 5 de junho.
Havia no total dez candidatos na eleição de domingo. As pesquisas de boca-de-urna e projeções baseadas nas primeiras apurações mostravam que Humala e Keiko devem estar no segundo turno, o que até agora vem se confirmando.
Humala é um nacionalista que, após anos de discursos exaltados, moderou sua plataforma e promete mudanças sem radicalizar. Já Keiko é filha do ex-líder Alberto Fujimori, que está preso por crimes cometidos durante sua presidência (1990-2000), mas ainda é popular entre parte dos peruanos.
Lula arranca uma surpreendente concessão dos militares
Polêmicas com Janja vão além do constrangimento e viram problema real para o governo
Cid Gomes vê “acúmulo de poder” no PT do Ceará e sinaliza racha com governador
Lista de indiciados da PF: Bolsonaro e Braga Netto nas mãos de Alexandre de Moraes; acompanhe o Sem Rodeios
Deixe sua opinião