Dezenas de combatentes islâmicos morreram em uma armadilha montada pelas tropas sírias em Qalamun, na Síria, perto da fronteira libanesa, informou neste sábado (2) o OSDH (Observatório Sírio dos Direitos Humanos).
"Pelo menos 50 combatentes do Estado Islâmico (EI) e da Frente Al-Nosra (braço sírio da Al-Qaeda] perderam a vida em uma armadilha organizada pelas forças do regime sírio e do Hezbollah em Jebeh, Qalamun, ao norte de Damasco", afirmou o diretor do OSDH, Rami Abdel Rahman.
A agência de notícias oficial síria, "Sana", citando uma fonte militar, acrescentou que o exército abortou uma tentativa de grupos "terroristas" de entrarem no território sírio pelo Líbano.
Sete combatentes do regime e do Hezbollah morreram nos combates, que começaram na sexta-feira e prosseguiram até este sábado, de acordo com Rahman.
Em abril, após meses de violentos combates, o exército sírio, apoiado pelo Hezbollah, retomou dos rebeldes o controle da região estratégica de Qalamun.
Mas os insurgentes, que recuaram para as montanhas próximas ao Líbano, executa ataques regulares contra as posições do regime e de seus aliados.
Também de acordo com o OSDH, o líder da Frente Al-Nosra na cidade síria de Idleb (noroeste) morreu em um atentado.
"O emir da Al-Nosra em Idleb, Yaqub al-Omar, morreu na madrugada de sábado na explosão de uma bomba colocada em seu veículo, que estava estacionado perto da cidade de Khan al-Subol", informou o OSDH. Dois filhos de Omar ficaram feridos no ataque.
Pen drives
Neste sábado, a polícia belga deteve um membro da Frente al Nusra no aeroporto de Bruxelas. No momento de prisão, o homem, de 25 anos e nacionalidade síria, carregava dois pen drives com vídeos de assassinatos e trechos de conversas, assim como vários passaportes falsos franceses, acrescentou.
O preso chegou ao aeroporto em um voo vindo de Rodes, na Grécia, foi detido por "participação em atividades de um grupo terrorista".
Ele alegou ser um jornalista que havia obtido as informações contidas nos pen drives após se infiltrar em um acampamento da Frente al Nusra.