• Carregando...

Khaled Sheikh Mohamed, Ramzi ben al-Chaiba, Ali Abd al-Aziz Ali, Wallid bin Attach e Mustafá al-Hussaui são acusados de organizar os atentados de 11 de setembro de 2001 contra Nova York e Washington. O grupo irá a julgamento a partir deste sábado (5) na base de Guantánamo. Conheça o perfil dos acusados:

- Khaled Sheikh Mohamed, ou "KSM": kuaitiano de origem paquistanesa, 47 anos, estudou nos Estados Unidos. Declarou, de acordo com o Pentágono, que foi o arquiteto do complô do 11/9 e outros 30 atentados ou projetos de atentados. Consagrou sua vida à Jihad contra o Ocidente.

- Ramzi bin al-Chaiba: viveu em Hamburgo, Alemanha, com Mohamed Atta, considerado o líder do comando que agiu em 11 de setembro. É um iemenita de 40 anos de idade, que foi treinado nos campos da Al-Qaeda no Afeganistão. De acordo com os autos da acusação, deveria ter participado nos ataques contra os Estados Unidos, mas não conseguiu visto para entrar no país.

- Ali Abd al-Aziz Ali, ou Mohamed Al-Baluchi: sobrinho de Khaled Sheikh Mohamed e primo de Ramzi Sheikh Mohamed, autor do atentado contra o World Trade Center em 1993. Paquistanês de 30 anos criado no Kuwait, para quem a Jihad é uma tradição familiar. É acusado de participar na organização da logística do 11/9.

- Wallid bin Attach: nascido na Arábia Saudita de uma família originária do Iêmen, é acusado de participar nas localizações para a realização dos atentados. O governo americano acredita que este homem de 33 anos foi o principal instigador do ataque contra o navio USS Cole, que matou 17 marinheiros americanos no litoral do Iêmen em outubro de 2000.

- Mustafá al-Hussaui: saudita de 43 anos, acusado de ser o financiador da Al-Qaeda nos primeiros anos da organização. De acordo com a acusação, organizou e centralizou o financiamento do 11/9, em particular alojamento e os cursos de pilotagem dos homens que realizaram os atentados.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]