- Coreia do Norte ameaça reagir se ONU aprovar sanções
- Esboço de resolução da ONU condena teste nuclear norte-coreano
- Lula defende maior esforço mundial contra crise coreana
- Brasil adia instalação de embaixador na Coreia do Norte
- EUA e Coreia do Sul elevam alerta militar contra o Norte
- Coreia do Norte ameaça atacar Sul e religa usina de plutônio
A Coreia do Norte lançou um míssil de curto alcance a partir de sua costa leste, disse nesta sexta-feira a agência de notícias sul-coreana Yonhap.
O lançamento é mais uma provocação do governo de Pyongyang, que aumentou a tensão na região ao realizar um teste nuclear esta semana.
Se confirmado, este será o sexto teste de míssil de curto alcance feito pela Coreia do Norte desde segunda-feira, quando o país comunista promoveu um teste nuclear. Autoridades sul-coreanas não foram encontradas para comentar a informação.
O avanço armamentista da Coreia do Norte tem provocado protestos de vários países e motivou uma reunião do Conselho de Segurança da ONU prevendo sansões ao país. O teste nuclear e os lançamentos de mísseis também aumentaram a tensão na região e colocaram as duas coreias em um clima pré-guerra.
Na quinta-feira (28), os Exércitos da Coreia do Sul e dos Estados Unidos elevaram seu nível de alerta para o grau mais alto desde 2006, quando os norte-coreanos realizam seu primeiro teste nuclear. Na escala que vai até 5, sendo 1 o grau mais elevado, o alerta passou de 3 para 2. Na Organização das Nações Unidas (ONU), o Conselho de Segurança (CS) tenta fechar um acordo sobre novas sanções contra Pyongyang.