O governo norte-coreano parabenizou o presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, por sua reeleição e desejou a ele sucesso na tentativa de frustrar a interferência estrangeira em seu país, informou nesta segunda-feira (15) a mídia estatal da Coreia do Norte. No domingo, o chefe de Estado de fato da Coreia do Norte, Kim Yong Nam, divulgou uma nota na qual afirmou que a vitória de Ahmadinejad nas urnas reflete o apoio e a confiança do povo iraniano no presidente.
Kim "sinceramente deseja a ele sucesso em seu empenho responsável para frustrar a pressão e a interferência de forasteiros e desenvolver um Irã independente e próspero", informou despacho da Agência Central Coreana de Notícias. O líder norte-coreano manifestou sua crença em que as relações amistosas entre os dois países, "forjadas na luta em conjunto pela independência contra o imperialismo, se tornarão mais fortes em todos os campos"
Tanto a Coreia do Norte quanto o Irã estão envolvidos em confrontos com o Ocidente por causa de seus programas nucleares. A vitória de Ahmadinejad na eleição da última sexta-feira (12) desencadeou os mais violentos protestos em uma década no Irã em meio a denúncias de fraude.
Congresso fecha lista do “imposto do pecado”; veja o que terá sobretaxa e o que escapou
Saiba como votou cada deputado na regulamentação da reforma tributária
Briga com Congresso por verbas do Orçamento revela governo sem margem de manobra
Tarcísio anuncia advogado filiado ao PT como novo ouvidor da Segurança Pública em São Paulo