O presidente da Coreia do Sul, Lee Myung-bak, vai se encontrar com autoridades de uma delegação formada por membros do alto escalão norte-coreano neste domingo (23), de acordo com informações da agência de notícias Yonhap, citando fontes da administração sul-coreana.
O encontro é mais um sinal de aproximação das relações entre os dois divididos países. As relações entre os governos de Pyongyang e Seul tornaram-se tensas desde que Lee assumiu o cargo em fevereiro de 2008. Até agora, ele não havia sentado para conversar com nenhuma autoridade do Norte.
A reunião entre o chefe da espionagem norte-coreana e cinco outras autoridades ocorrerá na Casa Azul, sede presidencial, segundo o porta-voz do Ministério para Unificação da Coreia do Sul, responsável por conduzir as relações com o país vizinho.
A delegação norte-coreana chegou em Seul, na sexta-feira, para prestar homenagem ao falecido ex-presidente sul-coreano Kim Dae-jung. Kim, um expoente da política de reconciliação com Norte quando foi presidente do país, de 1998 a 2003, morreu terça-feira, aos 85 anos.