• Carregando...
Corpo de príncipe Philip é enterrado em cerimônia marcada por protocolos da pandemia
| Foto: Danny Lawson/AFP

No Reino Unido, o funeral do príncipe Philip, marido da rainha Elizabeth II, foi realizado neste sábado (17). Philip morreu no último dia 9, faltando dois meses para seu 100º aniversário. Ele foi enterrado nas proximidades do Castelo de Windsor. A cerimônia foi simples e com símbolos militares, como o príncipe Philip desejava. Também foi marcada pela pandemia do coronavírus: a rainha, com 94 anos, sentou-se separada dos membros da família, de acordo com as regras de distanciamento social, e todos os convidados usavam máscara.

Em razão da pandemia do coronavírus, apenas 30 pessoas, a maioria parentes próximos, acompanharam o funeral. Entre eles estavam os príncipes William e Harry, que fizeram sua primeira aparição pública juntos desde que Harry e sua esposa, Meghan, deram uma entrevista polêmica à apresentadora de televisão americana Oprah Winfrey, na qual discutiram as dificuldades da vida real e como os dois irmãos se separaram.

O funeral foi transmitido pela TV e a população do Reino Unido homenageou Philip com um minuto de silêncio observado às 15h.

 Os príncipes William e Harry fizeram sua primeira aparição pública juntos desde que Harry e sua esposa, Meghan, deram uma entrevista polêmica à Oprah Winfrey. Foto: AFP
Os príncipes William e Harry fizeram sua primeira aparição pública juntos desde que Harry e sua esposa, Meghan, deram uma entrevista polêmica à Oprah Winfrey. Foto: AFP| AFP

Desde sua morte, o corpo de Philip foi mantido na capela privada do Castelo de Windsor. Neste sábado, por volta das 14h30 (10h30 em Brasília), o corpo foi colocado em um Land Rover modificado, que fez a viagem de menos de 10 minutos até a Capela de São Jorge, também no Castelo de Windsor.

 Seu caixão foi transportado em uma Land Rover verde do Exército, que ele desenhou especialmente para a ocasião. Foto: AFP
Seu caixão foi transportado em uma Land Rover verde do Exército, que ele desenhou especialmente para a ocasião. Foto: AFP| AFP

O príncipe Philip, que serviu como oficial da Marinha na 2ª Guerra e sempre manteve laços estreitos com as Forças Armadas, desejava uma cerimônia de estilo militar. Por isso, seu caixão não foi transportado em carro funerário, mas sim em uma Land Rover verde do Exército, que ele desenhou especialmente para a ocasião.

O marido da rainha Elizabeth II era um fã do design e da engenharia da Land Rover, marca que se tornou símbolo do Reino Unido. O projeto feito por ele, que modificou um modelo Defender TD5 130, foi feito há 16 anos e determinava a pintura do veículo em verde-oliva. Os últimos ajustes foram feitos por Philip em 2019, incluindo suportes especiais para evitar que o caixão fique mexendo no trajeto.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]