As autoridades sanitárias da Tailândia confirmaram neste sábado que uma criança de um ano em Bangcoc foi contaminada pelo vírus da gripe aviária, embora seu estado evolua bem em um hospital da capital. Trata-se do primeiro caso da doença entre humanos na capital da Tailândia.
Acredita-se que o menino tenha contraído o vírus H5N1 ao brincar perto de galinhas, que morreram por causa da gripe aviária, disse Paijit Warachit, diretor-geral do Departamento de Ciência Médica. A avó da criança também está internada com sintomas da gripe aviária e seu estado não é grave.
Além disso, um homem de 30 anos foi hospitalizado na sexta-feira com sinais de ter contraído a doença na província de Rayong, a maior produtora de ovos de pato do sul do país. Na sexta-feira, o Ministério de Agricultura também confirmou um novo foco do vírus em fazendas familiares de patos em Sudarat, área que permanecerá sob vigilância durante 21 dias.
Com o novo caso, sobe para 13 o número de áreas monitoradas por técnicos sanitários na Tailândia, onde a doença causou a morte de 13 pessoas. Na semana passada, o governo anunciou que começará a fabricar a versão genérica do Tamiflu, medicamento que reduz os sintomas da doença em humanos.
A gripe aviária já matou 64 pessoas no Sudeste da Ásia, 42 no Vietnã, 13 na Tailândia, cinco na Indonésia e quatro no Camboja.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Problemas para Alexandre de Moraes na operação contra Bolsonaro e militares; acompanhe o Sem Rodeios
Deputados da base governista pressionam Lira a arquivar anistia após indiciamento de Bolsonaro
Enquete: como o Brasil deve responder ao boicote de empresas francesas à carne do Mercosul?
Deixe sua opinião