Uma vacina contra a gripe aviária em humanos começará a ser testada no princípio do ano que vem, caso receba a autorização do Ministério da Saúde do país, adiantaram nesta quarta-feira fontes sanitárias.
- A primeira fase de testes incluirá um pequeno grupo de 20 pessoas que se apresentaram como voluntárias, entre elas 10 membros da equipe de pesquisadores - explicou o professor vietnamita Nguyen Thu Van, um dos cientistas que trabalham na pesquisa.
- Eu serei um dos primeiros voluntários a testar a vacina e acho firmemente que será um êxito - acrescentou o especialista.
O cientista informou que o teste completo em humanos envolverá por volta de 200 pessoas e durará cerca de três ou quatro meses.
O anúncio científico acontece no dia seguinte às autoridades sanitárias vietnamitas comunicarem a morte de outra pessoa, um homem de 35 anos, por causa do vírus H5N1 da gripe aviária, a vítima fatal de número 42 no Vietnã.
Por sua vez, a Indonésia espera que as análises de laboratório determinem se uma indonésia de 19 anos que morreu no final de outubro e seu irmão de 8 anos, que continua hospitalizado, têm a gripe aviária.
Caso o resultado seja positivo, seria a sexta vítima fatal na Indonésia e se juntaria a outras 13 na Tailândia e quatro no Camboja.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) advertiu o Vietnã para o risco que os testes em humanos da nova vacina podem representar.
O representante da OMS no Vietnã, Hans Troedsson, destacou a boa colaboração que mantêm com os pesquisadores vietnamitas e indicou que, embora eles vão continuar seu trabalho de assessoria, corresponde às próprias autoridades vietnamitas decidir se é seguro fazer testes em pessoas. Esta vacina já foi testada com êxito em frangos, ratos e macacos.
O doutor Hoang Thu Nguyen, ex-diretor do Instituto de Higiene e Epidemiologia, manifestou há alguns meses sua confiança de que a vacina será segura para o homem, devido ao muito bom resultado que teve em símios.
O Vietnã também conseguiu da companhia suíça Roche a autorização para produzir o antiviral Tamiflu, um remédio feito para tratar a gripe comum no homem e que deu resultados excelentes com esta outra doença, segundo informa hoje a imprensa local.