O Parlamento da Crimeia pediu oficialmente para se tornar parte da Rússia nesta segunda-feira (17), um dia após referendo na região sul da Ucrânia ter mostrado maioria esmagadora favorável a adesão à Federação Russa.
O Parlamento "fez uma proposta à Federação Russa para admitir a República da Crimeia como novo integrante com o status de república", informou a Casa em comunicado em sua página na Internet.
Uma delegação do Parlamento da Crimeia tem visita a Moscou prevista para esta segunda-feira para discutir os procedimentos necessários para que a península do mar Negro se torne parte da Federação Russa.
Mais de 96% dos crimeanos votaram por adesão à Rússia, diz autoridade
Uma apuração completa preliminar dos votos mostrou que 96,77% dos eleitores na região ucraniana da Crimeia votaram a favor da adesão à Rússia, disse nesta segunda-feira o presidente da comissão do governo regional responsável por supervisionar o referendo.
Mikhail Malyshev fez o anúncio em declaração transmitida pela televisão estatal russa, após o referendo de domingo (16).
Parlamento russo vai aprovar referendo da Crimeia na terça, diz agência
A câmara baixa do Parlamento da Rússia vai emitir um comunicado em apoio ao resultado do referendo da Crimeia na terça-feira (18), disse um vice-presidente da Casa nesta segunda-feira, segundo a agência de notícias Interfax.
"Amanhã de manhã haverá um comunicado sobre a Crimeia", disse o vice-presidente Ivan Melnikov, de acordo com a Interfax.
- Putin diz a Obama que referendo é legal e lembra precedente do Kosovo
- Capital da Crimeia comemora anexação à Rússia
- EUA alertam Rússia sobre isolamento e sanções econômicas nos próximos dias
- União Europeia não reconhecerá resultado de referendo na Crimeia
- Ucrânia e Rússia acertam trégua na Crimeia até 21 de março
Fim do ano legislativo dispara corrida por votação de urgências na Câmara
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Frases da Semana: “Alexandre de Moraes é um grande parceiro”
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais