Os curdos anunciaram nesta terça-feira (14) que recuperaram o controle de uma colina nos arredores da cidade de Kobani, na fronteira entre Síria e Turquia, que havia sido tomada pelo grupo jihadista Estado Islâmico (EI) na semana anterior.
O vice-ministro de Relações Exteriores do governo autônomo de Kobani, Idris Nuaman, disse por telefone que as Unidades de Proteção do Povo Curdo expulsaram os jihadistas da colina de Tel Shair, no oeste de Kobani.
"Não é que seja uma zona muito estratégica, mas não deixa de ser importante por se tratar de uma conquista de nossas forças. Além disso, é uma elevação de onde se pode ter o controle sob o terreno ao redor", ressaltou.
Nuaman afirmou que os curdos atacaram por terra depois que a coalizão internacional bombardeou a área e destruiu veículos blindados dos extremistas.
No interior de Kobani, os enfrentamentos continuam entre ambos os lados. Segundo Nuaman, os radicais recuaram depois de tomarem o edifício de um centro cultural, no leste da cidade.
"Hoje há conflitos nos arredores do centro cultural e no sul da cidade, o EI deve de ter não mais do que 25% ou 30% de Kobani sob controle neste momento", revelou.
Kobani, na província de Aleppo, é um dos três principais enclaves curdos da Síria e é alvo de uma ofensiva do EI desde 16 de setembro. Os outros dois enclaves são as regiões de Afrin, também em Aleppo, e Yazira, na província de Al Hasaka (nordeste).
A festa da direita brasileira com a vitória de Trump: o que esperar a partir do resultado nos EUA
Trump volta à Casa Branca
Com Musk na “eficiência governamental”: os nomes que devem compor o novo secretariado de Trump
“Media Matters”: a última tentativa de censura contra conservadores antes da vitória de Trump
Deixe sua opinião