Nova Iorque (AE/DOW JONES) – A aproximação do furacão Rita forçou o fechamento de 16 refinarias na costa do Texas e levou as autoridades de energia dos EUA a alertar para a perspectiva de interrupção na oferta. Entre as refinarias fechadas estão as instalações da Exxon Mobil, a maior do país; e da BP PLC, terceira maior.

CARREGANDO :)

No dia anterior, as refinarias da costa da Louisiana começaram a suspender suas operações, diante de informações de que a rota do furacão deslocou-se para o noroeste, na direção da fronteira entre Louisiana e Texas. Considerando as refinarias que ainda estão fechadas pelo furacão Katrina, os EUA estão com mais de dois terços de sua capacidade de refino paralisada.

Especialistas concordam que a área de Houston não será o centro da tempestade. Mas acreditam que a tempestade irá reduzir a oferta de gasolina e outros produtos refinados, independentemente do resultado da passagem do furacão, já que a maior parte das refinarias em Houston e Port Arthur, no Texas, está fechada. As duas áreas juntas representam 20% da capacidade norte-americana de refino.

Publicidade

Segundo a agência de notícias Reuters, o preço médio do galão (3,78 litros) de gasolina atingiu US$ 3 nas últimas três semanas, preço considerado alto pelos norte-americanos. Em Atlanta, alguns postos chegaram a cobrar US$ 5 por galão. A previsão é de que o Rita eleve os preços dos combustíveis em até 5%.