Aparecida O arcebispo de Mérida, dom Baltazar Cardozo, disse ontem que o fechamento do canal RCTV, "por razões fundamentalmente políticas", significa mais uma redução dos direitos do cidadão na Venezuela. A declaração foi feita em Aparecida, onde está sendo realizada a 5.ª Conferência Geral do Episcopado da América Latina e do Caribe. "Isso está gerando uma situação tensa, uma situação de violência desconhecida no país, com mais de 200 mortos por semana, e o desaparecimento do diálogo entre o governo e todos os setores da sociedade, incluindo a Igreja", afirmou dom Cardozo.
Como presidente da Conferência Episcopal Venezuelana, cargo que deixou em janeiro, o arcebispo de Mérida, que também preside o Departamento de Comunicação do Conselho Episcopal Latino-Americano (Celam), foi o membro do episcopado, de 42 bispos, que mais tem enfrentado o presidente Hugo Chávez.
"Estamos vivendo um grande desafio, o desafio de um governo que se diz revolucionário, cujo sectarismo fecha, cada dia mais, o espaço para aqueles que não estejam totalmente dentro da linha proposta por ele, o que gerou uma polarização na sociedade venezuelana", disse d. Cardozo.