As geleiras da Caxemira indiana estão se derretendo muito depressa por causa da elevação das temperaturas, o que põe em risco o abastecimento de água para milhões de pessoas da região do Himalaia, diz um estudo conduzido por cientistas indianos.
O trabalho, realizado por pesquisadores do departamento de geologia e geofísica da Universidade da Caxemira, atribui o efeito à mudança climática e afirma que esta ameaçada a sobrevivência de dois terços dos quase 10 milhões de habitantes da região que dependem de agricultura, horticultura, criação de animais e das florestas para ganhar a vida.
A geleira Kolahoi, a maior da parte indiana da Caxemira, encolheu para cerca de 11 quilômetros quadrados, sendo que já teve 13 quilômetros quadrados há 40 anos.
Shakil Romshoo, professor-associado do departamento que encabelou o estudo de três anos, descreveu a taxa de derretimento como "alarmante".
A Kolahoi alimenta o Rio Jhelum, que sustenta a região e também é vital para a agricultura na região paquistanesa de Punjab.