O Irã prometeu nesta quarta-feira fornecer assistência financeira à Autoridade Nacional Palestina depois de ameaças de nações ocidentais de suspender a ajuda ao governo controlado pelo Hamas.
- Vamos definitivamente dar ajuda financeira a este governo, assim eles poderão se erguer contra a opressão da América - disse Ali Larijani, secretário da Supremo Conselho de Segurança Nacional do Irã, citado pela agência de notícias Isna.
No último fim de semana, o governo de Israel anunciou a interrupção do repasse de verbas tributárias aos palestinos que eram usadas para o pagamento de 140 mil funcionários da Autoridade Nacional Palestina. Os EUA, os maiores aliados dos israelenses, também cortaram o financiamento ao palestinos. Os dois países teriam um plano, baseado no estrangulamento financeiro, para minar o novo governo liderado pelo Hamas.
Em resposta, o líder supremo do Irã, Ali Khamenei, reforçou o apoio à política anti-Israel do Hamas e convocou todos os países islâmicos a apoiarem financeiramente o governo palestino.