Portão de Brandemburgo, em Berlim. Cidade alemã é considerada de alto risco para atques terroristas| Foto: PRISCILA FORONE/Arquivo Gazeta do Povo

A consultoria britânica Verisk Maplecroft divulgou nesta quinta-feira (21) um estudo que mostra quais são as cidades mais propensas a ataques terroristas no mundo. Na pesquisa, foram avaliadas 1,3 mil cidades de todos os continentes entre fevereiro de 2014 e fevereiro de 2015. A pesquisa levou em conta também o número de incidentes ocorridos nos últimos cinco anos.

CARREGANDO :)

Os primeiros lugares ficaram com cidades do Oriente Médio e Ásia, especialmente Iraque. Ações de grupos como Estado Islâmico explicam o fenômeno.

Uma sul-americana, Cáli, na Colômbia, foi classificada como de “extremo risco”. A cidade sofre com ações da Farc, organização terrorista de fundo político.

Publicidade

Já na Europa, por exemplo, nenhuma das cidades é classificada como de “extremo risco”. Mas várias delas se enquadram na categoria “alto risco”.

Belfast, na Irlanda do Norte, está na 91ª colocação mundial e é a primeira entre as europeias. O motivo é a ainda existência e articulação de grupos dissidentes do Exército Republicano Irlandês (grupo paramilitar desintegrado em 2005).

Na segunda colocação no continente está Paris, 97ª. O ataque ao jornal Charlie Hebdo por extremistas islâmicos, em janeiro, contribuiu significativamente para esta negativa pontuação.

Publicidade

Completam o top 10 na Europa as cidades de Atenas (Grécia), Bruxelas (Bélgica), Berlim (Alemanha), Nicósia (Chipre), Pristina (Sérvia), Tirana (Albânia), Skopje (Macedônia) e o Principado de Mônaco.

Curiosamente, nos Estados Unidos, onde ocorreu o maior atentado terrorista da história, em setembro de 2001, não há cidades classificadas como de “extremo” ou “alto risco”. Nova York, por exemplo, aparece na 369ª colocação.

A cidade mais perigosa do mundo

Em termos de terrorismo, o Iraque é o país mais perigoso do mundo para se viver. Ele tem as seis primeiras cidades no ranking do terrorismo. A líder é sua capital, Bagdá. Na cidade, ocorreram 380 ataques, resultando em mais de mil mortos e 3,6 feridos no período analisado.

A lista segue com Mossul e Al Ramadi – ambas dominadas pelo grupo de extremistas religiosos Estado Islâmico.

Publicidade

Cidades do Paquistão, Síria e Iêmen também aparecem nas primeiras colocações no levantamento.