Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Terrorismo

Detido por supostamente planejar atentado contra trem no Canadá nega acusação

Chiheb Esseghaier, um dos dois acusados de planejar um atentado em Toronto contra um trem de passageiros, disse nesta terça-feira (23) perante um juiz em Montreal que as acusações são baseadas em "aparências" e não em fatos. Durante seu comparecimento, o tunisiano Esseghaier, de 30 anos, também se negou a aceitar o advogado que o estado disponibilizou.

O juiz informou que Esseghaier será enviado nesta terça a Toronto para continuar o processo judicial. O outro acusado detido, Raed Jaser, já está em Toronto, onde de acordo com a polícia, os dois planejavam atentar contra um trem de passageiros seguidos pela "direção e guia" de elementos da Al Qaeda no Irã.

Durante a audiência, ficou evidente que Esseghaier foi detido na segunda-feira, às 12h20 local (14h20, horário de Brasília), em um estabelecimento do McDonald's no centro de Montreal.

Jaser também compareceu nesta terça perante um juiz, neste caso em Toronto, e deverá ficar detido segundo a ordem do magistrado, que proibiu a revelação de dados sobre as provas apresentadas contra ele pela polícia.

O advogado de Jaser, John Norris, disse durante uma entrevista coletiva realizada nos arredores do tribunal, que seu cliente "tem a intenção de se defender vigorosamente destas acusações" e que deseja ver as provas que as autoridades têm contra ele.

Norris também questionou o momento eleito pela polícia canadense para prender Esseghaier e Jaser, uma semana depois do atentado de Boston (EUA) e apesar de reconhecer ontem publicamente que o público nunca esteve em perigo.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.