Buenos Aires (EFE) A doença de Chagas é muito comum em áreas rurais do Brasil, da Argentina e de outros países sul-americanos. O barbeiro, que transmite a doença, vive em casas de pau-a-pique em regiões normalmente habitadas pela população mais pobre dessas nações. Por conta disso, laboratórios privados demonstram pouco interesse em desenvolver remédios para o mal de Chagas.
"A doença de Chagas ocorre do sul dos EUA à Argentina. No Brasil também é muito importante. É transmitida em áreas rurais e por transfusões de sangue. Nos Estados Unidos, apareceu por meio dos imigrantes infectados com Tripanossoma cruzi", explica o professor de Química da Universidade de Buenos Aires (UBA), Juan Bautista Rodríguez, que pesquisa a cura da doença.
Quando um barbeiro infectado com um Tripanossoma cruzi pica uma pessoa para se alimentar de sangue, excreta seus sedimentos contaminados com o parasita perto da ferida. A pessoa picada pode se coçar, e o parasita, dessa forma, entra no sistema circulatório. Uma vez dentro do organismo, ele invade determinados órgãos (coração, intestinos, etc), nos quais se prolifera.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura
Deixe sua opinião