Brasília - O Consulado do Brasil em Tóquio, no Japão, enviará hoje dois ônibus para as regiões de Sendai e Fukushima Daiichi para resgatar os brasileiros que queiram deixar a área. As cidades nessas regiões foram duramente atingidas pelo terremoto do último dia 11, seguido por um tsunami. O Itamaraty informou que até ontem não havia informações de brasileiros entre as vítimas.
Em comunicados publicados ontem em sua página oficial na internet, a Embaixada do Brasil no Japão adverte que houve tremores de terra na costa de Tohoku com possibilidades de réplicas nos próximos dias com abalos superiores a 5 graus de magnitude na escala Richter.
A representação do Brasil apela aos brasileiros para que sigam as orientações do governo japonês no que se refere aos cuidados em relação aos terremotos, tsunamis e agora para quem vive na região de Fukushima Daiichi, onde a usina nuclear já sofreu três explosões.
Por determinação do primeiro-ministro do Japão, Naoto Kan, todas as pessoas que estão em um raio de 20 a 30 quilômetros da usina devem deixar a região ou evitar sair de casa.