O traficante mexicano Joaquín “El Chapo” Guzmán foi levado de maneira inesperada na madrugada deste sábado (7) a uma prisão de Ciudad Juárez, na fronteira com os Estados Unidos, como parte de um protocolo de segurança, disse à AFP uma fonte da Comissão Nacional de Segurança.
A transferência de Guzmán, em meio a um importante dispositivo militar, obedece “unicamente a protocolos de segurança como parte de uma rotação de réus” que é feita normalmente, disse um funcionário que pediu o anonimato.
“El Chapo” estava detido na prisão de segurança máxima de Altiplano, na cidade mexicana de Almoloya de Juárez, desde o início deste ano. Em julho de 2015, o traficante protagonizou uma fuga cinematográfica desta mesma prisão, ao escapar por um buraco de 50 cm por 50 cm na área do chuveiro de sua cela.
Após seis meses de buscas, a polícia recapturou o criminosos em janeiro.
Encontro com astro
Um dos traficantes mais perigosos do mundo, Guzmán se envolveu em diversas polêmicas. Uma delas foi o encontro com o ator norte-americano Sean Penn, de quem “El Chapo” é fã, ocorrido em outubro do ano passado, em uma região de selva mexicana. A reunião foi mediada pela atriz mexicana Kate del Castillo, protagonista da novela “Rainha do Tráfico”.
Como a PF costurou diferentes tramas para indiciar Bolsonaro
Problemas para Alexandre de Moraes na operação contra Bolsonaro e militares; acompanhe o Sem Rodeios
Deputados da base governista pressionam Lira a arquivar anistia após indiciamento de Bolsonaro
Enquete: como o Brasil deve responder ao boicote de empresas francesas à carne do Mercosul?