Embora a normalidade seja predominante na jornada eleitoral deste domingo (20) na Espanha, foram registrados alguns incidentes nas primeiras horas, como a morte de um eleitor de 96 anos em Madri.
Além disso, várias pessoas foram detidas em Banyoles (Girona) e Zaragoza por realizar pichações incitando os eleitores a não votar ou dificultar a abertura de colégios eleitorais com silicone nas fechaduras.
O incidente de maior destaque foi a morte de um homem de 96 anos após votar na capital espanhola. O homem sofreu um desmaio por uma parada cardiorrespiratória, que finalmente causou sua morte antes que deixasse o edifício eleitoral.
Em Madri, a Junta Eleitoral determinou que nenhum membro das mesas eleitorais pode exibir as camisetas verdes que os participantes das manifestações costumam usar contra os cortes na educação pública nesta região.
Em praticamente todo o país a normalidade predomina na votação e os primeiros dados de participação nas eleições, divulgados às 14h (horário local, 10h de Brasília) ficaram em 35,72% dos eleitores, cinco pontos a menos do que o registrado na mesma hora em 2008, que era de 40,46%.
Fim do ano legislativo dispara corrida por votação de urgências na Câmara
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Frases da Semana: “Alexandre de Moraes é um grande parceiro”
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais