O aumento do nível do mar, desencadeado pelo aquecimento global, poderá deslocar cerca de 20 milhões de pessoas em Bangladesh, país de baixas altitudes, informou estudo de um departamento de pesquisa do governo nesta sexta-feira.
"O nível do mar irá subir no mínimo três metros, submergindo cerca de 18 por cento do país até 2050", divulgou o Instituto de Simulação de Águas (IWM, na sigla em inglês) em Daca.
O IWM foi criado em 1996 para planejar e administrar os recursos aquáticos de Bangladesh e monitorar o aumento do nível do mar e as possíveis consequências.
Bangladesh precisaria de 4,16 bilhões de dólares para construir barragens e promover reflorestamentos para proteger os habitantes do aumento do nível do mar, observou o instituto.
"Apenas barragens com denso reflorestamento na costa e nos rios costeiros poderão proteger" os vilarejos de serem devorados pelo mar, observou a pesquisa.
O governo de Bangladesh informou que serão necessários 10 bilhões de dólares das grandes nações poluidoras para ajudar na adaptação contra chuvas pesadas, inundações e aumento do nível do mar.
Hugo Motta troca apoio por poder e cargos na corrida pela presidência da Câmara
Eduardo Bolsonaro diz que Trump fará STF ficar “menos confortável para perseguições”
MST reclama de lentidão de Lula por mais assentamentos. E, veja só, ministro dá razão
Inflação e queda do poder de compra custaram eleição dos democratas e também racham o PT