Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Venezuela

Em vídeo de 2004, Chávez diz que governará até janeiro de 2013

Diante dos rumores em relação ao verdadeiro estado de saúde do presidente venezuelano, Hugo Chávez, um vídeo de setembro de 2004 voltou a circular nas redes sociais. Nele, o líder afirma categoricamente que iria governar até 10 de janeiro de 2013.

O vídeo é de setembro de 2004, um mês depois do resultado de um referendo revogatório que decidiu que o presidente continuaria no poder. Na época, ele havia se comprometido a não se perpetuar no cargo. Naquele ano, a Constituição venezuelana ainda não permitia que Chávez tentasse uma reeleição após seu terceiro mandato.

"Serei candidato para o novo período de seis anos mais, até 10 de janeiro de 2013. E só. Depois disso, não. Não, não, não", afirma na gravação.

Na quarta-feira (2), Adán Chávez, o mais político dos irmãos do presidente Hugo Chávez, reeleito em 16 de dezembro como governador do estado de Barinas, viajou durante a noite para a capital cubana, onde também permanece o vice-presidente Nicolás Maduro, e onde o líder venezuelano está há quase um mês para tratamento de combate a um câncer. Além de Maduro e de Adán, estão reunidos em Havana a mulher do vice-presidente e procuradora-geral, Cilia Flores, e o genro de Chávez.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros