Os manifestantes tentaram invadir a embaixada americana na capital do Iêmen, Sanaa| Foto: AFP Photo/Mohammed Huwais
Manifestantes são dispersados pela polícia do Iêmen durante protestos na embaixada americana em Sanaa
Policial aponta a arma de gás lacrimogênio para manifestantes nas ruas próximas à embaixada dos EUA no Egito
Manifestantes queimam a bandeira americana na cidade de Sadr, que fica a nordeste de Bagdá
Protesto na cidade de Basra, no Iraque, teve faixas. Na mensagem à frente, lê-se:
Manifestante passa por veículo destruído em uma das ruas que levam à embaixada dos EUA no Cairo, Egito
CARREGANDO :)

Manifestantes que protestavam contra um filme considerado ofensivo ao islã atacaram nesta quinta-feira (13) a embaixada dos Estados Unidos em Sanaa, Iêmen, e confrontos também foram registrados no Egito e no Iraque.

FOTOS: veja imagens dos protestos desta quinta-feira

Publicidade

O filme amador "Inocência dos Muçulmanos", de orçamento reduzido, trama confusa e cenários artificiais, que pretende ser uma descrição da vida do profeta Maomé e evoca temas como homossexualidade e pedofilia, provocou a revolta dos muçulmanos no Oriente Médio e norte da África.

Iêmen

Pelo menos uma pessoa morreu e outras 20 ficaram feridas nos enfrentamentos entre manifestantes e a polícia nas imediações da embaixada dos Estados Unidos em Sana, informaram fontes médicas.

As vítimas sofreram ferimentos de bala e estilhaços. Cerca de três mil manifestantes estão em confronto com as forças de segurança nos arredores da embaixada, no centro da capital.

Para manter os manifestantes longe da representação diplomática, a polícia lança bombas de gás lacrimogêneo na multidão, que responde arremessando pedras nos agentes.

Publicidade

Na manhã desta quinta-feira, centenas de manifestantes conseguiram invadir por alguns instantes o complexo da embaixada para protestar contra o filme.

Os invasores só chegaram até o pátio interior e não conseguiram entrar em nenhum dos edifícios da embaixada, mas ainda assim queimaram vários veículos e quebraram as janelas de alguns imóveis, até que foram expulsos pelas forças de segurança.

Os rebeldes da seita huties e os independentistas xiitas do norte do país convocaram uma marcha para a sexta-feira, saindo da praça Al Taguir em direção à embaixada.

O Partido da Reforma, braço político da Irmandade Muçulmana iemenita, organizará amanhã uma grande reza ao meio-dia em homenagem ao profeta.

O presidente iemenita, Abdo Rabbo Mansour Hadi, lamentou hoje a agressão contra a embaixada, que segundo sua opinião foi realizada por uma "turba" que não é consciente dos planos de forças sionistas para prejudicar a relação do país com os EUA.

Publicidade

Egito

No Cairo, manifestantes enfrentaram a polícia diante da embaixada dos Estados Unidos. Pelo menos 224 pessoas ficaram feridas no confronto.

Os participantes do protesto lançaram pedras e coquetéis molotov nos policiais, que responderam jogando bombas de gás lacrimogêneo na multidão.

Segundo o último boletim divulgado pelo Ministério da Saúde egípcio, a maioria dos feridos foi atendida na zona dos distúrbios, nas ruas próximas da emblemática praça Tahrir, por fraturas, hematomas e traumatismos

O chefe do Departamento de Primeiros Socorros do ministério, Ahmad al Ansari, citado pela agência de notícias estatal Mena, explicou que os feridos estão estáveis e somente oito foram transferidos para hospitais próximos.

Publicidade

Os enfrentamentos, que começaram esta madrugada, aumentaram a partir do meio-dia apesar do grande aparato policial nas proximidades da embaixada.

Iraque

No Iraque, centenas de simpatizantes do clérigo radical xiita Moqtada al-Sadr protestaram na cidade de Najaf, 150 km ao sul de Bagdá, contra o filme, com frases hostis aos Estados Unidos e a Israel.

Najaf, uma das principais localidades sagradas dos xiitas, abriga o mausoléu de Ali, figura central desta corrente religiosa.

Líbia

Publicidade

Na Líbia, um ataque na terça-feira (11) à noite contra o consulado dos Estados Unidos em Benghazi matou quatro funcionários americanos, incluindo o embaixador do país em Trípoli.

Confira fotos dos protestos desta quinta-feira