Forças francesas desceram no escuro de um helicóptero para resgatar o embaixador japonês na Costa do Marfim e outros sete diplomatas, depois que a casa do representante foi tomada por mercenários armados. Yoshifumi Okamura e outros diplomatas japoneses ficaram presos num quarto seguro depois que a residência do embaixador em Abidjã foi atacada e ocupada, enquanto os confrontos entre partidários e opositores do presidente Laurent Gbagbo se intensificam pela cidade.
"Mercenários tomaram minha residência, mas no final eu fui salvo pelas tropas francesas", disse Okamura, em vídeo divulgado nesta sexta pelo Exército francês. O vídeo de uma hora mostra as forças francesas com óculos de visão noturna descendo um a um no complexo, que fora tomado ontem por homens armados não identificados. Okamura e os outros diplomatas haviam se protegido num quarto seguro da casa.
"Um grupo de mercenários armados invadiu a residência do embaixador japonês em Abidjã e primeiro começaram a roubar objetos, depois instalaram morteiros e granadas propelidas por foguete no telhado da residência", disse o porta-voz do Exército francês Thierry Burkhard.
Um diplomata japonês ficou ferido durante o ataque, informou Burkhard. Depois de conseguirem se refugiar em um quarto protegido da residência os diplomatas entraram em contato com autoridades em Tóquio, que alertaram o secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU). As informações são da Associated Press.