Forças francesas desceram no escuro de um helicóptero para resgatar o embaixador japonês na Costa do Marfim e outros sete diplomatas, depois que a casa do representante foi tomada por mercenários armados. Yoshifumi Okamura e outros diplomatas japoneses ficaram presos num quarto seguro depois que a residência do embaixador em Abidjã foi atacada e ocupada, enquanto os confrontos entre partidários e opositores do presidente Laurent Gbagbo se intensificam pela cidade.

CARREGANDO :)

"Mercenários tomaram minha residência, mas no final eu fui salvo pelas tropas francesas", disse Okamura, em vídeo divulgado nesta sexta pelo Exército francês. O vídeo de uma hora mostra as forças francesas com óculos de visão noturna descendo um a um no complexo, que fora tomado ontem por homens armados não identificados. Okamura e os outros diplomatas haviam se protegido num quarto seguro da casa.

"Um grupo de mercenários armados invadiu a residência do embaixador japonês em Abidjã e primeiro começaram a roubar objetos, depois instalaram morteiros e granadas propelidas por foguete no telhado da residência", disse o porta-voz do Exército francês Thierry Burkhard.

Publicidade

Um diplomata japonês ficou ferido durante o ataque, informou Burkhard. Depois de conseguirem se refugiar em um quarto protegido da residência os diplomatas entraram em contato com autoridades em Tóquio, que alertaram o secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU). As informações são da Associated Press.