Os Emirados Árabes Unidos informaram neste sábado ter ordenado a partida de um esquadrão de caças F-16 para a Jordânia. Segundo uma autoridade do país, o objetivo era ajudar nos ataques aéreos contra o grupo Estado Islâmico. O país havia suspendido a sua participação nos ataques.

CARREGANDO :)

Os caças dos Emirados Árabes Unidos vão participar de ataques aéreos contra alvos do Estado islâmico, disse uma autoridade jordaniana que falou sob condição de anonimato por não estar autorizada a discutir o assunto com jornalistas.

O anúncio dos Emirados Árabes Unidos, transmitido pela agência de notícias estatal WAM, não informou o papel que os aviões de guerra dos Emirados irão desempenhar. Ambos os países são membros de uma coalizão militar liderada pelos Estados Unidos contra o Estado Islâmico.

Publicidade

No ano passado, os Emirados Árabes Unidos haviam suspendido seus ataques aéreos depois que um piloto da Jordânia caiu sobre o norte da Síria e foi capturado pelos militantes do EI, conforme autoridades dos EUA. Os Emirados Árabes, que hospedam bases aéreas utilizadas pelos parceiros norte-americanos e da coalizão não haviam comentado a suspensão dos ataques.

Os militantes recentemente divulgaram um vídeo mostrando o piloto da Jordânia Muath al-Kaseasbeh sendo queimado até a morte enquanto estava preso em uma cela. As imagens irritaram a Jordânia e o restante da região. A Jordânia prometeu dura retaliação e disse que vai intensificar ataques a alvos do grupo Estado Islâmico. A partir de quinta-feira, jatos jordanianos realizam ataques diários, de acordo com meios de comunicação militares e estatais.

O ministro do Interior da Jordânia, Hussein al-Majali, disse ao jornal estatal al-Rai que o país irá atrás dos militantes "onde quer que estejam". Fonte: Associated Press.

Veja também
  • Pais de americana que EI diz ter morrido em ataque creem que ela está viva
  • Forças lideradas pelos EUA realizam 26 ataques aéreos na Síria e no Iraque
  • Ataques suicidas em restaurante e mercado no Iraque deixam pelo menos 37 mortos
  • Pregador do jihadismo critica métodos do Estado Islâmico
  • Ataque da Jordânia matou refém americana, diz Estado Islâmico
  • Caças da Jordânia atacam alvos do Estado Islâmico e rei conforta família de piloto
  • Obama: Estado Islâmico conduz "barbárie" em nome da religião
  • Otan vai intensificar Força de Reação no leste europeu
  • Iraque acaba com toque de recolher em Bagdá vigente há mais de 10 anos
  • EI faz projeção pública na Síria de vídeo com execução de piloto