Terminou às 16h deste domingo (5), no horário de Lima, 18h no de Brasília, o segundo turno da eleição para presidente do Peru. Disputaram os votos de 20 milhões de eleitores Ollanta Humala, 48 anos, militar da reserva, e Keiko Fujimori, 36 anos, filha do ex-presidente Alberto Fujimori. Segundo as últimas pesquisas de intenção de votos, eles aparecem praticamente empatados.
O primeiro resultado parcial será divulgado às 21h de Lima, 23h de Brasília. Como o sistema de voto não é eletrônico no país a primeira experiencia foi testada no distrito de Pacarán neste domingo a apuração deve entrar a noite.
Keiko Fujimori precisou votar em um local diferente do primeiro turno, uma vez que houve confusão com a imprensa e com o público. Neste domingo (5), ela votou em um colégio no bairro de Surco, um pouco afastado do centro de Lima, por questões de segurança. O colégio Polo Jiménez fica dentro da vila da força aérea peruana. Humala também votou em Surco, porém não deu declarações à imprensa.
As eleições no Peru são acompanhadas por 235 observadores internacionais e jornalistas credenciados. O eleitorado do Peru tem uma pequena maioria de mulheres (50,19%). Há 3,8 % de eleitores vivendo no exterior, a maioria nos Estados Unidos da América.
A festa da direita brasileira com a vitória de Trump: o que esperar a partir do resultado nos EUA
Trump volta à Casa Branca
Com Musk na “eficiência governamental”: os nomes que devem compor o novo secretariado de Trump
“Media Matters”: a última tentativa de censura contra conservadores antes da vitória de Trump
Deixe sua opinião