2006Outubro07 A jornalista Anna Politkovskaya, proeminente crítica do governo russo, é encontrada morta com dois ferimentos a bala. Na Inglaterra, o ex-espião russo Alexander Litvinenko, 44 anos, outro crítico do Kremlim, começa a investigar o crime.
Novembro01 Litvinenko se sente indisposto e procura um hospital após um dia de encontros com conhecidos em Londres. Depois de se reunir com outros dois ex-espiões da KGB, Andrei Lugovoi e Dmitri Kovtun, em um hotel, Litvinenko esteve com o acadêmico italiano Mario Scaramella em um restaurante. Ambos os locais apresentaram vestígios de radiação em testes.
23 Litvinenko morre após um ataque cardíaco.
24 Litvinenko acusa o presidente da Rússia, Vladimir Putin, de sua morte em declaração lida por amigos na manhã seguinte à sua morte. Putin nega a acusação.
2007Janeiro22 Promotores ingleses dizem que Lugovoi matou Litvinenko com polônio radioativo.
Maio20 A Inglaterra confirma que pediu formalmente a Moscou a extradição de Lugovoi.
31 Lugovoi nega envolvimento com o envenenamento e afirma que a inteligência britânica e o multimilionário russo Boris Berezovsky são suspeitos mais prováveis.
Julho05 A Rússia nega oficialmente o pedido da Inglaterra de extradição de Lugovoi.
16 O Reino Unido afirma que irá expulsar quatro diplomatas russos e suspenderá negociações relativas à melhoras na questão da emissão de vistos pra russos.