Os inspetores da Organização das Nações Unidas (ONU) precisam ter tempo para determinar se foram usadas armas químicas na guerra civil da Síria, disse o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, em Haia, nesta quarta-feira (28).
Referindo-se ao suposto ataque químico ocorrido na semana passada, em que centenas de civis foram mortos nos arredores de Damasco, Ban disse que as imagens do conflito que dura mais de dois anos são "diferentes de qualquer uma que tenhamos visto no século 21".
"É essencial estabelecer os fatos. Uma equipe de investigação da ONU está agora no terreno para fazer justamente isso. Apenas dias após o ataque, eles coletaram amostras valiosas e entrevistara vítimas e testemunhas. A equipe precisa de tempo para fazer seu trabalho", disse Ban.
Os inspetores da ONU chegaram a uma localidade controlada por rebeldes nos arredores de Damasco nesta quarta-feira, disseram ativistas da oposição, para um segundo dia de investigação nos locais atingidos pelo suposto ataque com armas químicas.
- Enviado da ONU sugere que substância química foi usada em ataque na Síria
- Imagens de satélite convenceram EUA sobre ataque químico na Síria
- Inspetores da ONU visitam subúrbio rebelde de Damasco
- Potências ocidentais estudam ataque à Síria para os próximos dias
- Liga Árabe diz que Assad teve "inteira responsabilidade" em ataque
- EUA podem atacar Síria com mísseis nesta quinta-feira, diz TV