Dos nove integrantes do sistema solar, Plutão ainda é o mais misterioso. Por ser o mais distante da Terra, até hoje não se têm imagens razoáveis de sua superfície. Mas isso deve mudar no ano que vem. A Nasa anunciou que nos próximos meses uma missão espacial terá a tarefa de fotografar o "planeta anão".
Segundo a National Public Radio (NPR), a rádio pública americana, essa missão caberá à nave New Horizons, que está há quase uma década no espaço. Em julho de 2015, ela deverá estar a poucos milhares de milhas de Plutão, o que permitirá o registro fotográfico com qualidade jamais obtida. As únicas imagens feitas até hoje são do telescópio Hubble e não permitem observar maiores detalhes.
Alan Stern, vice-presidente associado do Southwest Research Institute, no Texas, diz não ter ideia do que a New Horizons verá, mas acredita que possam ser encontradas crateras e montanhas, visto que são evidentes as variações na superfície de Plutão. "É possível que haja até líquidos na superfície", afirmou Stern à NPR.
Descoberto em 1930, Plutão era considerado planeta até 2006, quando foi rebaixado à categoria de "planeta anão".