A França anunciou que vai retirar centenas de seus soldados do Afeganistão até o final do ano. Já o primeiro-ministro da Espanha, José Luis Rodríguez Zapatero, disse que seu país vai iniciar a retirada de seus 1,5 mil militares do território afegão no ano que vem e concluir a tarefa em 2014.
Durante uma reunião de cúpula em Bruxelas (Bélgica), o presidente francês Nicolas Sarkozy disse nesta sexta-feira (24) que a retirada é justificada pelos sinais de melhora na situação de segurança no Afeganistão e pela redução da ameaça terrorista, em razão da morte de Osama bin Laden. A França tem a quarta maior força militar no Afeganistão, com 4 mil soldados.
Já Zapatero disse que 10% de seus soldados vão voltar para casa na primeira metade de 2012, 40% retornarão em 2013 e os demais em 2014. Em Bruxelas, ele disse que a retirada vai depender dos acontecimentos de guerra, mas que no momento esse é o projeto. Na quarta-feira, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, já havia anunciado o projeto de retirada de suas tropas do país. As informações são da Associated Press.
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Quem são os indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado
Bolsonaro indiciado, a Operação Contragolpe e o debate da anistia; ouça o podcast
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”