A Espanha informou que exigirá da Alemanha, em uma reunião emergencial da União Europeia (UE) marcada para terça-feira, "100%" de compensação por culpar erroneamente os pepinos espanhóis pelo surto da bactéria Escherichia coli (E.coli).
"O setor e os governos regionais ainda estão tentando estimar [os prejuízos], de modo que amanhã, na reunião extraordinária da UE sobre agricultura, nós possamos colocar os números na mesa", afirmou nesta segunda-feira Rosa Aguilar, ministra de Agricultura da Espanha.
"Nós dissemos à Alemanha que deve nos reembolsar pela perda. Se cobrir 100%, que é o que estamos exigindo, o assunto será encerrado. Caso contrário, nós temos direito de tomar ação judicial", disse ela à emissora pública de TV. "Não permitiremos que nossos produtores percam um centavo, porque eles não são culpados".
Os ministros de Agricultura e de Segurança Alimentar da UE devem se reunir na terça em Luxemburgo para discutir o surto da E.coli, que já matou ao menos 23 pessoas na Europa, sendo 22 apenas na Alemanha. As informações são da Dow Jones.
Vai piorar antes de melhorar: reforma complica sistema de impostos nos primeiros anos
Nova York e outros estados virando território canadense? Propostas de secessão expõem divisão nos EUA
Ação sobre documentos falsos dados a indígenas é engavetada e suspeitos invadem terras
“Estarrecedor”, afirma ONG anticorrupção sobre Gilmar Mendes em entrega de rodovia