A Espanha informou que exigirá da Alemanha, em uma reunião emergencial da União Europeia (UE) marcada para terça-feira, "100%" de compensação por culpar erroneamente os pepinos espanhóis pelo surto da bactéria Escherichia coli (E.coli).
"O setor e os governos regionais ainda estão tentando estimar [os prejuízos], de modo que amanhã, na reunião extraordinária da UE sobre agricultura, nós possamos colocar os números na mesa", afirmou nesta segunda-feira Rosa Aguilar, ministra de Agricultura da Espanha.
"Nós dissemos à Alemanha que deve nos reembolsar pela perda. Se cobrir 100%, que é o que estamos exigindo, o assunto será encerrado. Caso contrário, nós temos direito de tomar ação judicial", disse ela à emissora pública de TV. "Não permitiremos que nossos produtores percam um centavo, porque eles não são culpados".
Os ministros de Agricultura e de Segurança Alimentar da UE devem se reunir na terça em Luxemburgo para discutir o surto da E.coli, que já matou ao menos 23 pessoas na Europa, sendo 22 apenas na Alemanha. As informações são da Dow Jones.
EUA podem usar Moraes no banco dos réus como símbolo global contra censura
Ucrânia, Congo e Líbano: Brasil tem tropas treinadas para missões de paz, mas falta decisão política
Trump repete a propaganda de Putin sobre a Ucrânia
Quem é Alexandr Wang, filho de imigrantes chineses que quer ajudar os EUA a vencer a guerra da IA