• Carregando...

Ao final de três horas de reunião, que terminou com fumaça preta, isto é, sem consenso, os cardeais reunidos para a escolha do novo papa se reúnem para jantar - eles poderão escolher entre massa com tomate, sopa, verduras ou queijos, segundo o jornal "La Repubblica". Durante a refeição, os eleitores podem conversar ou recolher-se para meditação. Depois, vão dormir em uma hospedagem, atrás da Basílica de São Pedro. Eles ficarão proibidos de se comunicar com o mundo externo - sem telefone, televisão ou internet.

Na quarta-feira, os cardeais iniciam uma nova reunião às 9h30m, com duas votações, e outra às 16h, com mais duas votações (às 5h30m e ao meio-dia, no horário de Brasília) na Capela Sistina, sob os afrescos de Michelangelo. Antes, tomam café da manhã na Casa Santa Marta e assistem à missa na Capela Paulina.

Depois da votações, as cédulas são queimadas, e sua fumaça sai por uma chaminé improvisada sobre a Capela Sistina. Os sinais informam ao mundo se os cardeais elegeram ou não um novo papa. A fumaça preta indica uma votação inconclusiva. A branca - acompanhada do badalar de sinos da basílica de São Pedro - revela que um papa foi escolhido.

Se o resultado for negativo até sexta-feira, os cardeais descansam no sábado, dia oração, e retomam as reuniões no domingo. Para ser escolhido, o candidato precisa ter maioria de dois terços, pelo menos 77 votos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]