Gazeta do Povo traz o perfil dos mais cotados para papa
Textos foram escritos pelo jornalista norte-americano John Allen Jr., do "National Catholic Reporter".
Cardeais participam da última missa antes do início do conclave
Em seu último compromisso público antes do ínício, na tarde desta terça-feira (11), do conclave que escolherá o sucessor do Papa Bento XVI, os cardeais participam nesta manhã de uma missa solene na basílica de São Pedro.
Os 115 cardeais eleitores começam o processo de votação do futuro papa a partir das 16h30 (12h30 de Brasília), desta terça-feira (11). Este é o horário previsto para a entrada dos cardeais na Capela Sistina, de onde sairá, cerca de uma hora depois, a fumaça esperada por milhões de fiéis ou curiosos da Igreja Católica, indicando se "habemus papam" (temos um Papa) se for branca, ou se ainda não é a hora de saudar o pontífice, caso seja escura.
Segundo o porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi, dificilmente o nome do novo papa sairá nesta terça.
Antes de se fecharem na Capela Sistina, os cardeais se concentrarão na Capela Paolina, de grande importância simbólica e artística, para a Igreja. Artística porque reúne obras de Michelangelo. E simbólica porque assim como ali entraram todos cardeais, em algum momento sairão também, mas menos um. Isso não porque ficará dentro da capela, senão porque sairá como papa, se o processo eletivo seguir a tradição que já dura séculos de escolher o sumo pontífice entre o Colégio Cardinalício.
Há menos de oito anos, esse trajeto foi percorrido por Bento XVI, que ao ser citado, pela manhã, na homilia do Cardeal Decano Ângelo Sodano, na celebração da Missa pela Eleição do Romano Pontífice, recebeu um emotivo e longo aplauso. Ele agradeceu a Deus "de forma particular pelo brilhante pontificado que nos deu através da vida e trabalho do 265º sucessor de Pedro, o amado e venerado Pontífice Bento XVI, a quem lhe renovamos neste momento de toda nossa gratidão". Sodano também pediu para que o povo reze "para que futuro Papa possa continuar este incessante trabalho em nível mundial".
Às 9 horas, uma hora antes do início da missa, todos as 7 mil cadeiras colocadas para a ocasião já estavam ocupadas. Muitos ficaram de pé nas laterais. Conforme chegavam, podiam unir-se à oração do terço que invadia o recinto. Na procissão de entrada dos cardeais, centenas de câmeras fotográficas e celulares foram levantados para registrar imagens dos homens que, a partir desta tarde, irão eleger o próximo pontífice.
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas