O diretor da Sala de Imprensa do Vaticano, Federico Lombardi, explicou que as fumaças lançadas pela chaminé da Capela Sistina são produzidas através de um dispositivo eletrônico. Este ano, foram colocados dois fogareiros na Capela Sistina: um para exalar fumaça e o outro para queimar as cédulas. No braseiro mais moderno se insere um cartucho que tem um tamanho de aproximadamente 25 cm x 15 cm x 7 cm, que consiste em cinco cargas químicas. Cada uma dessas cargas dura cerca de um minuto, com um total previsto para sete minutos de fumaça. A fumaça preta é feita com perclorato de potássio, antraceno e enxofre. A fumaça branca é composta de clorato de potássio, lactose e colofônio.
O porta-voz também esclareceu que a fumaça não tinha obscurecido nem danificado os afrescos de Michelangelo ou criado problemas de saúde aos cardeais. Os purpurados estavam bem na noite anterior e hoje de manhã (13) manifestavam bom humor e boa saúde, inclusive alguns foram desde a residência apostólica até a Capela Sistina à pé, não utilizando um ônibus específico para isso. "Em outros anos, por questão de segurança, isto não foi possível. Mas, neste ano, sim", declarou.
Quanto ao tempo de cada escrutínio, Lombardi disse que os cardeais se dirigem lentamente à mesa para deixar o voto, rezando uma oração cujo conteúdo essencial é algo como pedir ajuda a Deus para que aquele voto, feito à consciência, livremente, seja para o bem da Igreja e do mundo. Da mesma forma, voltam para seus lugares.
Também falou que o clima do conclave é de muita oração e que por isso os cardeais costumam falar em um tom baixo, mantendo um profundo recolhimento, que facilita a concentração a fim de que possam meditar tanto sobre as discussões mais imediatas como o que estudaram anteriormente, entre todos cardeais. Desta maneira, dispõem-se a realizar a eleição da melhor forma possível, elegendo o papa inspirado por Deus em suas almas.
- Argentino Jorge Mario Bergoglio é o novo papa e adota o nome de Francisco
- Nome Francisco foi escolhido por "amor aos pobres"
- CNBB: escolha de papa sul-americano significa que Igreja é universal
- Presidentes da América do Sul celebram primeiro papa latino-americano
- Dom Odilo sempre quis estar perto do povo, diz o irmão dele
- Dilma cumprimenta novo papa, o 1º latino-americano
- Novo papa é acusado de ajudar ditadura
- Papa é o primeiro a adotar o nome Francisco
- Confira a repercussão da escolha do papa em jornais argentinos
- Francisco posta primeira mensagem na conta oficial do pontífice
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Governo Lula impulsiona lobby pró-aborto longe dos holofotes
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Deixe sua opinião