• Carregando...

O novo Papa, José Mario Bergoglio, escolheu o nome Francisco - em homenagem a São Francisco de Assis - porque "ama os pobres", afirmou o porta-voz do Vaticano, reverendo Tom Rosica. A surpreendente escolha sinaliza, segundo especialistas, a opção de Bergoglio pela paz, simplicidade e humildade.

"O cardeal Bergoglio tem um lugar especial em seu coração e em seu ministério para os pobres, os desvalidos, para aqueles que vivem nas periferias, enfrentando injustiças", disse Rosica.

Os monges do convento de São Francisco, em Assis, comemoraram a decisão do novo Papa de ser o primeiro pontífice a tomar o nome do santo para representar seu pontificado. "Para nós, esta escolha provocou uma onda de admiração. São Francisco ainda aponta para o caminho da humildade e da simplicidade evangélica. O caminho que o novo papa indicou em suas primeiras palavras dirigidas à Igreja", disse o abade do Monastério de São Francisco, padre Mauro Gambetti. "A igreja, que para São Francisco é a face da ternura, está pronta para encontrar cada homem e reconhecê-lo como irmão. Esta é a face da ternura que vimos no Papa Francisco", completou.

Para o vaticanista John Allen, a escolha de Bergoglio foi "atordoante" e representa uma quebra de precedentes. Em entrevista à CNN, ele afirmou que São Francisco é uma figura emblemática do catolicismo e representa um esforço pela reconstrução da Igreja Católica. "O novo papa está enviando um sinal de que (seu pontificado) não será de 'negócios como sempre'", disse ele à emissora americana.

Filho de um rico mercador de tecidos italiano, Francisco teria nascido em 1181 ou 1182, em Assis, na região da Umbria. Tendo se juntado ao exército de sua cidade na guerra contra a vizinha Perúgia, ele foi aprisionado por um ano. Ao ser libertado, caiu doente por meses, e iniciou sua conversão, marcada por uma visão em que Jesus Cristo lhe teria dito: "Vá, Francisco, e repare minha Igreja, que está em ruínas".

Sua pregação em favor do desapego aos bens materiais e aos cuidados com a natureza e os animais logo atraiu fileiras de seguidores. Em 1210, ele aceitou os primeiros discípulos com autorização do Papa Inocêncio III, fundando a Ordem Franciscana. Em 1224, Francisco se tornou o primeiro portador das chagas de Cristo (stigmata) registrado pela história. Ele morreu dois anos depois e foi canonizado em 1228.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]