Dois dias após o anúncio da renúncia, Bento XVI enviou duas mensagens aos brasileiros: uma benção durante seu discurso pelo primeiro dia da Quaresma e outra sobre a Campanha da Fraternidade no Brasil. Durante o pronunciamento desta quarta-feira (13) no salão de audiências do Vaticano, o Papa agradeceu em português a presença de um grupo de Curitiba e Porto Alegre na plateia e pediu que Deus abençoasse as famílias do Brasil.

CARREGANDO :)

"Hoje, Quarta-feira de Cinzas, iniciamos a Quaresma, tempo de preparação para a Páscoa. Estes quarenta dias de penitência nos recordam os dias que Jesus passou no deserto, sendo então tentado pelo diabo para deixar o caminho indicado por Deus Pai e seguir outras estradas mais fáceis e mundanas. Refletindo sobre as tentações a que Jesus foi sujeito, cada um de nós é convidado a dar resposta a esta pergunta fundamental: O que é que verdadeiramente conta na minha vida? Que lugar tem Deus na minha vida? O senhor dela é Deus ou sou eu? De fato, as tentações se resumem no desejo de instrumentalizar Deus para os nossos próprios interesses, em querer colocar-se no lugar de Deus. Jesus se sujeitou às nossas tentações a fim de vencer o maligno e abrir-nos o caminho para Deus. Por isso, a luta contra as tentações, através da conversão que nos é pedida na Quaresma, significa colocar Deus em primeiro lugar como fez Jesus, de tal modo que o Evangelho seja a orientação concreta da nossa vida.

Amados peregrinos lusófonos, uma cordial saudação para todos, nomeadamente para os grupos portugueses de Lamego e Lisboa, e os brasileiros de Curitiba e Porto Alegre. Possa cada um de vós viver estes quarenta dias como um generoso caminho de conversão à santidade que o Deus Santo vos pede e quer dar. As suas bênçãos desçam abundantes sobre vós e vossas famílias. Obrigado".

Publicidade

Campanha da Fraternidade

Horas depois, o Vaticano enviou uma mensagem aos brasileiros para o início da Campanha da Fraternidade, que tem como tema neste ano "Fraternidade e Juventude" e o lema "Eis-me Aqui, Envia-me!" - expressão retirada do livro de Isaías, da Bíblia. A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) lança a Campanha da Fraternidade no início da tarde desta quarta-feira.

Na mensagem, em português, Bento XVI disse que a Igreja quer "jovens protagonistas integrados na comunidade que os acolhe". Ele incentiva os jovens a terem uma participação maior, e disse que a esperança é que o tema proposto será multiplicado na Jornada Mundial da Juventude, que será realizada no Rio de Janeiro, em julho.

"É que os sinais dos tempos, na sociedade e na Igreja, surgem também através dos jovens; menosprezar estes sinais ou não os saber discernir é perder ocasiões de renovação. Se eles forem o presente, serão também o futuro. Queremos os jovens protagonistas integrados na comunidade que os acolhe, demonstrando a confiança que a Igreja deposita em cada um deles", disse o Papa.

Ele também destaca também que o exemplo de Cristo deve ser lembrado sempre nas atividades do dia a dia, e convida os jovens a buscarem mais no "Evangelho de Jesus o sentido da vida".

Publicidade

"Com votos de uma Quaresma frutuosa na vida de cada brasileiro, especialmente das novas gerações, sob a proteção maternal de Nossa Senhora Aparecida, a todos concedo uma especial bênção apostólica", encerrou o Papa.

Veja também
  • Irmão de Bento XVI diz que escândalos "não têm nada a ver" com renúncia
  • Bento XVI envia mensagem aos brasileiros para Campanha da Fraternidade
  • Brasil acompanha com atenção renúncia de Bento XVI, diz Patriota
  • Papa denuncia "hipocrisia religiosa" e divisão no clero
  • Bento XVI diz que renunciou pelo "bem da igreja"
  • Papa é ovacionado em uma das últimas aparições públicas
  • Vaticano planeja despedida do Papa e consultas sobre novo nome começam
  • Papa se despedirá dos fiéis no dia 27, na Praça São Pedro
  • Papa Bento XVI tem marcapasso "há algum tempo", diz Vaticano