Franceses comemoram a vitória do socialista François Hollande na Praça da Bastilha, em Paris| Foto: AFP

Os simpatizantes da esquerda na França tomaram as ruas do país neste domingo para comemorar a vitória do socialista François Hollande nas eleições presidenciais contra o conservador Nicolas Sarkozy em uma demonstração de júbilo que teve seu auge na simbólica Praça da Bastilha de Paris.

CARREGANDO :)

Desde as primeiras horas da tarde, os adeptos de Hollande se reuniram na frente da sede do Partido Socialista (PS), onde cantavam divididos entre a alegria e a impaciência, à espera da confirmação do triunfo de seu candidato.

Uma vez que a vitória de Hollande tornou-se oficial com as estimativas de resultados, faltando conhecer a apuração definitiva, os militantes começaram a abrir garrafas de champanhe para celebrar a ascensão de um socialista ao Palácio do Eliseu, 17 anos depois da saída de François Miterrand.

Publicidade

Enquanto isso, a simbólica Praça da Bastilha, onde Mitterrand celebrou em 1981 a primeira vitória da esquerda em eleições presidenciais, recebia simpatizantes de Hollande, de esquerda e ecologistas, para preparar uma festa que deve entrar a madrugada.

O fervor na Bastilha contrastava com a tranquilidade na Praça da Concórdia, onde os simpatizantes de Sarkozy tinham planejado celebrar a vitória de seu candidato, se este conseguisse renovar seu mandato por outros cinco anos.

Longe de Paris, em Tulle, a pequena cidade do departamento de Correze onde Hollande é deputado e onde passou todo o dia, centenas de pessoas estavam concentradas desde o início da tarde diante do palanque preparado para o discurso do líder socialista.

Foi em Tulle que o vitorioso candidato internacionalizou suas palavras ao assegurar que a Europa olhava com atenção para o pleito francês e para destacar que sua vitória foi "um alívio, uma esperança" em outros países da União Europeia porque "a austeridade não podia continuar sendo uma fatalidade".

Pouco depois o socialista tomou um avião rumo a Paris, para somar-se aos seus simpatizantes na Bastilha.

Publicidade

A festa, regada à cerveja, vinho e música ao vivo, reuniu os militantes de esquerda na rua, após uma década de governos de direitas na França, à espera do discurso de Hollande.